É um fato que as mulheres estão ocupando espaços onde os homens antes dominavam. À partir de informações do Ministério do Turismo, no início de 2017, quase 18% das mulheres que viajam sozinhas, índice superior ao de homens que ficou em 12%. Por que essa mudança? A vida das mulheres mudou em todos os aspectos ao longo dos anos, elas se casam e têm filhos mais tarde, constroem uma carreira primeiro e se estabilizar financeiramente conquistando assim salários melhores e dependendo menos da figura masculina. Sendo assim, fica mais fácil para que elas tomem a dianteira em inúmeros ambientes antes predominantemente masculinos, inclusive no lazer; as mulheres que viajam sozinhas já são maioria no mundo afora, em bares e restaurantes.
Cada dia mais mulheres tem viajado sozinhas no Brasil e no Mundo
Ser mulher não é algo fácil e embora existam muitos desafios a serem enfrentados, hoje muitas delas têm força e coragem para enfrentar a vida com mais liberdade e tomar a decisão de fazer parte do grupo de mulheres que viajam sozinhas é um desses momentos. Viajar sozinha é um passo muito importante para que uma mulher adquira confiança e melhore a auto estima. E com certeza essa é a forma mais incrível de conhecer o mundo. Mesmo em algum relacionamento, viajar sozinha é uma boa opção quando os casais buscam coisas diferentes de um determinado um destino. Além disso, estar sozinha facilita muito na hora de fazer novas amizades e conhecer novas culturas. Que tal algumas dicas para você também fazer parte desse clube de mulheres que viajam sozinhas? Vamos lá!
Tudo o que você precisa para tomar coragem e se aventurar
Antes de viajar é preciso se organizar e com tudo planejado a vida fica mais fácil, até se livrar de um “perrengue” inesperado. È muito importante para as mulheres que viajam sozinhas definir um roteiro, onde irá se hospedar, o que levar na bagagem e qual transporte vai utilizar para se locomover no destino escolhido.
Roteiro: é necessário planejar um itinerário e deixar com algum familiar antes de viajar, assim como se planejar para chegar ao destino durante o dia para poder pedir ajuda se necessário.
Hospedagem: Já viaje com o hotel reservado, é importante realizar pesquisa à respeito do bairro mais seguro, bem atendido por transporte e próximo dos locais que pretende visitar. Uma boa opção é um hostel, casa de algum morador local ou Airbnb, já que ficar em hotel sozinha pode sair bem mais caro.
Atenção com o que levar na mala!
Bagagem: Dependendo do tipo de viagem que você fará é preciso dar muita atenção ao que deve ser levado na mala, já que viajar sozinha significa que somente você carregará a bagagem, dessa forma, levar menos coisas significa conseguir ir ao banheiro e ter a mãos livres para pegar documentos quando necessário.
Transporte: A dica principal é ter um mapa da cidade no celular e gps em mãos. Mapa em forma de papel deixa muito claro que você é uma turista. Para mulheres que viajam sozinhas, chamar muita atenção não é muito bom, então, todo cuidado é pouco!
Mulheres que viajam sozinhas em Arraial do Cabo!
Nos últimos anos o turismo do Rio de Janeiro tem assistido extasiado o aumento da procura por Arraial do Cabo como destino favorito de muitos turistas. Suas praias incríveis, o valor acessível a todo tipo de público e a proximidade com as outras cidades famosas da Região dos Lagos e da capital ajudou bastante nessa popularização. Um público de destaque é o feminino, cada dia mais mulheres que viajam sozinhas ou em grupo têm optado por esse destino.
Quem é carioca ou já veio ao Rio de Janeiro sabe que a cidade e a sua população é muito acolhedora, em Arraial do Cabo não poderia ser diferente. Com clima de interior, o visitante já se sente em casa assim que chega, atraindo públicos de todas as idades, o turista se sente seguro e familiarizado com o ambiente e isso para as mulheres que viajam sozinhas é muito importante.
Mulheres que viajam sozinhas na praia
As praias são em sua maioria calmas e com extensas faixas de areia o que ajuda na hora de deixar os seus pertences na beirada e dar um mergulho tranquilamente. Dependendo do local escolhido para hospedagem, o centro é bem próximo, desta forma é fácil ir ao supermercado, ao banco, a um restaurante, pegar um transporte à outra cidade e assim, se sentir mais segura.
10 Coisas engraçadas que só podem acontecer com elas em viagens!
- Não saber mais em que língua falar NÃO pra aquele cara chato.
- A menstruação vir no meio da viagem.
- A calcinha ficar entrando durante a trilha ou visita ao museu.
- Ficar em um quarto misto e descobrir que vai dividi-lo só com homens (o terror para as mulheres que viajam sozinhas).
- O cabelo está muito ruim e você não sabe o que fazer.
- O sutiã abre no meio da rua e você está sozinha, com mala e mochila nas costas.
- O esmalte começa a descascar e você esqueceu a acetona.
- O absorvente/coletor está cheio e não tem previsão de banheiro.
- Você vai para a praia e deixa pra se depilar no local onde está hospedada, mas a luz é ruim.
- Você está arrasando no mar e a onda te faz pagar peitinho.
Mulheres que viajam sozinhas, qual dessas já aconteceu com vocês? Conta pra gente!
Dicas para não passar perrengue em Arraial do Cabo
- Mulheres que viajam sozinhas devem sempre levar uma caixinha de remédios com anti-gripais, vitaminas, absorventes, remédios para cólica e analgésicos.
- Nunca deixar seu copo fora do seu campo de visão. Assim evita-se o risco de ingerir substâncias nele colocadas sem seu consentimento.
- Não exagere na bebida, já que não haverá ninguém de confiança por perto para te levar de volta para onde está hospedada.
- Leve sempre com você um livro ou revista.
- Nunca saia com todo o dinheiro. Deixe um quantia guardada no local onde está hospedada.
- Faça o download de aplicativos que permitem baixar mapas no celular e usar off-line. Isso ajuda no caso de você se perder. Muito importante para mulheres que viajam sozinhas!
- Deixe em seu e-mail uma cópia digitalizada dos seus documentos (principalmente passaporte).
- Coloque dentro do seu passaporte alguns telefones de contato em caso de emergência.
- Deixe um cartão de crédito separado, para caso de perda ou roubo de carteira.
Navegue em nosso blog e veja mais dicas sobre mulheres em viagem, muitas dicas de Arraial do Cabo praias, turismo, melhor idade, centro histórico e aventura. Saiba como fazer o melhor passeio de barco da região e almoçar em lugar especial.