A Gruta Azul é um famoso ponto turístico em Arraial do Cabo, um dos passeios em arraial mais procurado tanto por ser considerada de uma beleza ímpar, tanto pelo seu mar que é de um azul bem claro. Saiba mais sobre essa jóia rara que encanta turistas de todo o planeta.
História e formação Rochosa, Gruta Azul em Arraial do Cabo
O nome vem dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourados e prateados e que se tornam azuis de acordo com a incidência de luz. Gruta Azul em Arraial do Cabo tem 15 metros de profundidade, o percurso para exploração começa por um trecho de 18 metros até chegar a uma chaminé que vai até a superfície.
A formação rochosa da Gruta Azul em Arraial do Cabo apresenta a predominância de rochas magmáticas alcalinas. Fruto da consolidação por resfriamento do magma em grandes profundidades da crosta terrestre. Estima-se que tenha entre 52 e 93 milhões de anos, assim como toda a formação rochosa da região de Arraial do Cabo.
Como Chegar Gruta Azul em Arraial do Cabo
A única forma de se acessar a gruta azul é fazendo um passeio de barco em arraial do cabo. Não é permitido pela Marinha do Brasil nadar na Gruta Azul, porém, pode-se fotografar. Para se conseguir o melhor passeio de barco em Arraial do Cabo, é importante pesquisar as empresas disponíveis e opinião dos consumidores. Nós recomendamos a Rio40º Receptivo por já estar a bastante tempo no mercado e atuar sempre com seriedade e preços justos.
A Gruta Azul em Arraial do Cabo, é um dos pontos onde consegue-se ótimas fotos de arraial, porque ali também, com sorte, pode-se avistar golfinhos e até mesmo orcas. No entanto, atente-se sempre para a maré, caso ela esteja alta ou forte demais o acesso fica inviável e até mesmo perigoso. Pesquise a maré ou contacte uma empresa que poderá auxiliá-lo melhor.
Melhor momento para visitar Gruta Azul em Arraial do Cabo
Uma ótima escolha, a Gruta Azul é um requisitado ponto turístico em arraial do cabo, porém, vamos falar um pouco sobre cada estação do ano para que você aproveite ao máximo independente da época que consiga ir.
Inverno. A temperatura em Arraial nunca é extrema, portanto o frio não é tão gélido, o clima é mais seco o que inibe as chuvas, a temperatura fica aproximadamente 24ºC. O sol aparece menos, mas não ofusca a beleza do mar.
Verão. Com bastante sol, as águas ficam bastante brilhantes e enaltecem sua bela coloração. É um período mais cheio, mas o visual fica encantador com um clima bastante agradável. Porém, também no verão é onde há bastante precipitação de chuva, fique atento.
Primavera e Outono. Os melhores períodos para se viajar, o sol aparece mais, as temperaturas são agradáveis, é um período menos cheio e com menos chuva. O mês de maio é considerado o ideal porque tem menos nuvens.
Mergulho na Gruta Azul
Arraial do Cabo é considerada a capital do Brasil de mergulho. Porém, mergulhar na Gruta Azul é indicado somente para mergulhadores mais experientes, pois oferece muitos riscos.
Mas há diversas empresas que podem fornecer o serviço, primeiro o mergulho de batismo em arraial do cabo, que varia entre R$ 150 e R$ 250. Dura em torno de 30-40 minutos. Caso já seja credenciado e procura por diferentes experiências de mergulho em arraial do cabo. Você pode contatar a Rio40º, eles podem prover um pacote personalizado para o que busca.
A Gruta Azul em Arraial do Cabo possui uma embarcação do séc XIX que naufragou ali. Além disso, conta com uma grande variedade da fauna e da flora de Arraial, até mesmo golfinhos! A prática do mergulho é imperdível para quem vai passar pelo menos um final de semana.
Vida Marinha na Lagoa Azul
Para início de conversa, as águas de Arraial apresentam um fenômeno chamado ressurgência. Isso significa que águas das profundezas, ricas em nutrientes, sobem para camadas superficiais no oceano. Elas se caracterizam por rica vida marinha, mas também pelas baixas temperaturas. Em outras palavras, os seres microscópicos alimentam os seres menores, que alimentam os maiores e isso torna Arraial tão diversificada e rica em sua vida marinha.
Alguns exemplos do que pode-se encontrar por lá são: tartarugas, cavalos-marinhos, cardumes de peixes variados, moreias, caranguejos, lulas, arraias, cavalos-marinhos, e já houveram relatos também de pinguins, baleias e golfinhos, sendo este último mais comum.