Todo ano o espetáculo se repete nas águas claras de Arraial do Cabo, golfinhos e baleias são avistados e viram uma atração para os turistas sortudos que escolhem a época para vê-los de perto. Saiba o período ideal e o porquê de Arraial fazer parte de seu destino.
Espécies de golfinhos e baleias em Arraial do Cabo
Arraial do Cabo é um dos pontos mais projetados em direção ao mar no sudeste do Brasil.
Devido ao fenômeno da ressurgência, Arraial possui uma alta produtividade primária de suas águas, com ricos nutrientes do fundo do mar que abastecem a parte da superfície, criando uma rica vida marinha, águas claras e geladas. Dos estudos em Arraial, as espécies de golfinhos e baleias em Arraial do Cabo registradas foram:
A região de Arraial do Cabo é área de passagem da baleia-jubarte durante sua migração, apresentando dois picos de passagem em direção ao norte. É uma área de alimentação em potencial para as baleias de barbatana devido à alta produtividade da região. Os golfinhos têm a região como área de forrageamento e, possivelmente, para cria de filhotes. Estudos futuros de foto-identificação, interação com embarcações, principalmente de turismo, e educação ambiental são de grande importância para melhor conhecer e proteger as espécies da região.
Período para avistar golfinhos e baleias
Todos os anos, no período compreendido entre junho e agosto, as baleias Jubarte passeiam pela costa da cidade durante seu ciclo migratório e são avistadas pelos mais atentos.
Há quem opte por fazer os passeios em Arraial do Cabo só para conseguir avistar as baleias. Porém, não é sempre que num passeio de barco em Arraial do Cabo elas se mostram. Caso não consiga ver,suba no Pontal do Atalaia para ver o pôr do sol que elas costumam aparecer por lá.
Apesar de ser um espetáculo bonito, manter a distância das baleias é crucial para sua segurança e a segurança delas também, pois pode perturbar o animal fazendo-o perder sua rota ou até mesmo evitá-la.
Enfim, nos meses de junho a julho é comum a presença das baleias na região, pois elas saem da Antártida indo para Abrolhos, na Bahia, para a reprodução. Os golfinhos, porém, estão sempre na região, eles se alimentam da grande variedade de peixes de Arraial.
Visite Arraial do Cabo com a Rio 40 graus turismo!