Dia de Ação de Graças, descubra por que Arraial do Cabo é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro que comemora esse feriado.
Leia a matéria e entenda por que o dia de Ação de Graças é diferente para o povo de Arraial do Cabo e tão importante pra os Estados Unidos.
Origem e história
Antes de tudo, existem muitas versões sobre como surgiu o Thanksgiving Day ou Dia de Ação de Graças antes de se tornar um feriado em Arraial do Cabo. No entanto, o que representa hoje é amor e gratidão, mas foi criado em meio a muitas guerras e disputas.
A raiz do Thanksgiving remonta a Henrique Oitavo (1491-1547), o rei inglês a fim de romper com a Igreja Católica, criou sua própria igreja, a Anglicana, que segue firme como a congregação religiosa oficial do Reino Unido.
Dessa maneira, inúmeros feriados católicos acabaram. Para compensar, a Igreja anglicana criou outros: os Dias de Jejum e o Dias de Ação de Graças. Sendo assim, Ação de Graças ficou relacionado às festas de colheita. Religiosos ingleses acostumados a celebrar essas festas levaram a tradição ao colonizarem os EUA, a partir da costa leste, no início dos anos 1600.
Festa escolhida para unir a nação
Só para ilustrar, há estudos que indicam que os peregrinos, colonos ingleses que vieram da Inglaterra para fugir de acusações religiosas, tiveram uma troca de experiências com os povos nativos que os ensinaram a plantar e caçar em troca de aliança militar para combater outras tribos. Desse modo, eles prosperaram porque anos antes em outras tentativas de colonizar o território espalharam doenças como a leptospirose. Isso dizimou as outras comunidades indígenas e deixou as boas terras livres para os colonizadores.
Ainda pior, foi o que aconteceu anos depois do banquete. Não demorou muito para que as relações entre os peregrinos e os índios ficassem estremecidas, com os estrangeiros buscando conquistar o território dos nativos. Ainda assim, o feriado de Ação de Graças é comemorado para celebrar a união e o agradecimento.
Guerra do Rei Philip
A Guerra do Rei Philip entre os índios nativos e colonos na Nova Inglaterra aconteceu entre 1675 e 1678 ambos os lados lutaram em uma das guerras mais sangrentas da história dos EUA. Em síntese, terminou com a vitória dos peregrinos após a assinatura do tratado de Casco e fizeram um novo banquete de Ação de Graças para comemorar.
O Dia de Ação de Graças, foi a festa escolhida para unificar a nação. Assim como o Brasil, os Estados Unidos como o nome já diz nasceu da união de vários estados. Era necessário algo que unificasse a população e fizesse com que todos se sentissem pertencentes a uma mesma pátria.
Como se comemora o Dia de Ação de Graças
O Dia de Ação de Graças ou “Thanksgiving Day” é o feriado nacional mais importante do EUA e do Canadá. Precedendo o Natal e o Ano Novo, é celebrado toda 4º quinta-feira de novembro, nos Estados Unidos e toda 2º segunda-feira de outubro e no Canadá.
Apesar de suas origens, a data hoje não está associada a nenhuma religião. Se popularizou ao passar dos anos e independente da crença é comemorada por todos. Ela expressa todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano, antes era comemorada sempre após uma colheita para agradecer a fartura e a produção agrícola.
Peru assado
Hoje as famílias se reúnem para dividir um pequeno banquete, onde a figura principal é o peru assado. O cardápio também inclui torta de abóbora, batatas e molho cranberry.
Além da refeição, uma grande parada ocorre em diversas cidades norte americanas. Muito parecido com o Carnaval do Rio de Janeiro, a festa reúne pessoas famosas e carros alegóricos com vários metros de altura. É muito comum que o presidente dos EUA compareça a essa festa.
De quem foi a ideia por aqui?
A ideia de transformar o “Dia de Ação de Graças” em acontecimento universal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco, quando Embaixador do Brasil em Washington.
Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o “Dia de Ação de Graças“, o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”.
O diplomata brasileiro soube expressar em sua idéia todo o conhecimento que tinha sobre a população de seu país, baseado em seu passado histórico, firmando sempre, desde as origens, nas tradições cristãs do respeito à liberdade e aos direitos humanos, na proibição constitucional das guerras, na busca de solução dos conflitos sem derramamento de sangue, enfim, um país voltado para a paz.
Dia de ação de Graças no Brasil
No Brasil, o “Dia Nacional de Ação de Graças” foi instituído por meio da Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. O Decreto nº 57.298, de 19 de novembro de 1965, regulamenta as comemorações do “Dia Nacional de Ação de Graças”.
Finalmente, a Lei nº 5.110, de 22 de setembro de 1966, determina que o “Dia Nacional de Ação de Graças” seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo o Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração.
Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças
Nos EUA são consumidos por ano mais ou menos 50 milhões de perus. No Canadá, o Dia de Ação de Graças é comemorado antes devido a colheita ser antes da Norte Americana. È o dia do ano com maior tráfego aéreo, pois há uma demanda muito grande de turistas. A Black Friday (Sexta-feira negra) ocorre após o Dia de Ação de Graças. O tradicional desfile termina com o Papai Noel, marcando assim o início das comemorações natalinas.
Arraial do Cabo – a única cidade do Rio de Janeiro em que a data se tornou um feriado
Em 2012, os moradores de Arraial do Cabo foram pegos de surpresa ao acordarem e perceberem que tudo na cidade estava fechado, pois era feriado, Dia de Ação de Graças em Arraial do Cabo. A autora do projeto é a vereadora Maria Amaral (PMDB), que recebeu a sugestão de uma amiga que viajou para os Estados Unidos. Com adaptações de sentido e data, o feriado foi aprovado pela câmara e sancionado pelo prefeito Andinho em dezembro de 2010.
Diferente do que ocorre nos EUA e no Canadá, o Dia de Ação de Graças em Arraial do Cabo é comemorado em 23 de outubro, com cultos e festas nas igrejas ou no centro da cidade, organizada pela própria prefeitura, muitas vezes com atrações gospel. A data também é comemorada com um grande banquete, mas nele o peru não é o prato principal.